quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cena 8

Na rua.
Bela está sentada sobre um muro a ler. Jimmy, Rato, Jacob e Guerra estão sentados no passeio a beber e a jogar às cartas. Dara passa por eles.

Dara: Tudo bem?
Jimmy A mãe anda à tua procura.
Dara Deixa-a procurar.
Jimmy Está-se a passar. Já não a posso ouvir – tu vai para casa – tás-me a ouvir?
Dara Tudo bem... só que não vou já, já.

Jimmy abana a cabeça. Dara continua a andar.

Rato Porque é não jogas connosco, Dara?
Dara Népia... Tou bem assim.
Guerra Anda lá, Dara. Não te vemos há bué de tempo. Andas a fugir de nós?
Dara Não. Claro que não. Tenho tido coisas para fazer. Só isso...
Rato Mas isso agora pode esperar, não pode?
Guerra Senta-te. Bebe qualquer coisa.
Dara Se calhar mais daqui a bocado.

Dara recomeça a andar. Guerra faz um sorriso de troça.

Guerra Se calhar mais daqui a bocado… ela não despega...
Jimmy Cala-te, foda-se.
Dara Que é que disseste, Guerra?
Guerra Eu só...
Jimmy Anda lá, diz. Diz, a ver se não vai ser a última merda que dizes.
Guerra Eu não disse nada.
Dara Qual é o estrilho, Jimmy?

Jimmy levanta-se e aproxima-se dela.

Jimmy Nós sabemos onde tens estado, Dara, e com quem tens estado. Toda a gente sabe.
Dara E que é que tem de mais?

Silêncio.

Dara E que é que isso tem DE MAIS?
Guerra Tens passado muito tempo no quarto da coisinha... é só isso que estou a dizer.
Dara E claro que devia era estar aqui com vocês a beber Red Bull e a jogar à lerpa…
Rato Póquer.
Dara Cala-te, Rato.
Jimmy Cala-me essa boca de merda, Rato.

Jimmy olha para Dara.

Jimmy Quero que deixes de lá ir.
Dara Tás a falar a sério?
Jimmy Tou.
Dara Porquê?
Jimmy As pessoas falam. Já estão a dizer merda sobre ti e sobre ela… sobre as duas.

Dara ri-se.

Dara Meu Deus... bem, pelo menos têm assunto de conversa graças a nós. Não se pode dizer propriamente que se passe muita coisa por aqui.
Jimmy Não tem piada, Dara.
Dara Olha que tem. Tem um bocadinho de piada. (tempo) Qual é o problema? – Vou lá acima para conversar...
Jimmy Não é isso que as pessoas dizem.
Dara Quero lá saber.
Jimmy Mas eu quero. Tenho vergonha. Andas a envergonhar-me. É isso que queres?
Dara Claro que não.
Jimmy Jura que não tornas a ir lá cima.
Dara Não posso.

Jimmy vira-lhe as costas. Fala para os rapazes.

Jimmy Bora lá. Bute.

Jimmy começa a afastar-se. Os rapazes arrumam as coisas e vão atrás dele.

Rato Porquê?
Jimmy Porque sim, meu. Bute!

Rato começa a juntar as cartas.

Jimmy Deixa isso.

Jimmy dá um pontapé às cartas, que ficam espalhadas no passeio.

Jimmy Deixa isso e ala, que se faz tarde.

Jimmy vai-se embora. Os rapazes seguem atrás dele. Dara fica a vê-los. Depois de eles saírem, repara em Bela, que está sentada no muro, a ler.

Dara Tudo bem, Bela?
Bela Ah, ainda te lembras do meu nome! Já achava que te tinhas esquecido de que eu existia.
Dara Não comeces tu também.
Bela Não começo eu também o quê?
Dara Parece que anda toda a gente a falar de mim.
Bela Tenho coisas mais interessantes para fazer do que falar de ti, Dara.

Dara sorri.

Dara É bom saber. (tempo) Outro livro?

Bela acena que sim com a cabeça.

Dara Presta para alguma coisa?
Bela Ainda estou a decidir.

Dara arranca o livro das mãos de Bela.

Bela Então!
Dara Se calhar também vou ler.
Bela Acho que não ias gostar.
Dara Ou seja, achas que eu não ia perceber nada.

Dara olha para o livro.

Bela Dara…
Dara Hmmm?
Bela Como é que ela é, a Condessa?
Dara Ela chama-se Lili.
Bela Como é que ela é?
Dara É simpática.
Bela A sério?
Dara É uma pessoa um bocado esquisita... é diferente, mas, ao contrário do que toda a gente pensa, não tem duas cabeças e uma cauda.
Bela Deixa-me ir contigo da próxima vez que fores lá acima.
Dara Não.
Bela Por favor. Deixa-me ir. Leva-me contigo.
Dara Ela não é uma pintura num museu, Bela.
Bela Só uma vez.
Dara Não vai acontecer.
Bela Porque não?
Dara Ela não te convidou.
Bela Mas podias convidar-me tu.
Dara Não.
Bela Disseste que era simpática... se é simpática, não se vai importar.

Dara entrega o livro a Bela.

Dara Esquece isso, Bela.
Bela Pronto.
Dara Olha, vemo-nos por aí. Tenho de ir.

Dara sai.

Bela: (murmurando) Pois… Claro que tens de ir...

Sem comentários:

Enviar um comentário