quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cena 7

Quarto de Lili.
Lili está na cama – Dara olha pela janela.

Lili E que mais?
Dara Mais nada.
Lili Não pode ser.
Dara Estou-te a dizer.
Lili Se eu fosse aí, aposto que via mais alguma coisa.
Dara O Guerra e o Rato estão a jogar à bola. O Jimmy está a dar ao Dave um enxerto de porrada…
Lili Disseste que ele estava a gritar com ele…!
Dara Era o que estava a fazer da primeira vez que perguntaste. Agora está a bater-lhe.
Lili E que mais?
Dara A Guida está a pôr uns tapetes a secar na varanda.
Lili Outra vez – já ontem estava a fazer isso.
Dara São outros tapetes.
Lili Quantos tapetes é que ela tem?
Dara Toneladas, pelos vistos.
Lili Onde é que ela tem espaço para os guardar?
Dara Oh….
Lili Que é? (tempo) Que é, Dara?
Dara Um dos gémeos gordos acabou de se levantar.
Lili Qual deles?
Dara O Zé.
Lili Aquele que usa óculos?
Dara Sim.
Lili Que filho da mãe preguiçoso.
Dara Cabrão preguiçoso e gordo.
Lili Que bruto preguiçoso, gordo e porco. (tempo) Que é que ele está a fazer?
Dara A abrir as cortinas – meu Deus…..
Lili Que foi?
Dara (em tom enojado) Está à janela de tronco nu.
Lili Que mau aspecto.
Dara: Podes crer…
Lili: Que nojo.
Dara Não consigo ver o outro. Não vejo o Tó.
Lili Oh, deve andar por aí – deve estar a aparecer – nunca se vê um sem o outro – é como se fossem siameses. Não percebo como não se fartam um do outro…
Dara Népia… isso nunca acontecerá com os gémeos gordos.
Lili Fico maldisposta só de olhar para eles.
Dara Nunca falei com eles. Mas a Bela conhece-os… e diz que são fixes.
Lili A Bela?
Dara A minha amiga.
Lili Aquela que está sempre a ler.
Dara Sim, essa. Pois é, a Bela diz que são fixes – que não fazem mal a ninguém…
Lili Quero lá saber do que a Bela diz.
Dara Desculpa. Achei… achei que pudesses estar interessada.
Lili Não estou.
Dara Ok.

Silêncio embaraçoso durante um momento. Lili levanta-se e vai ter com Dara à janela.

Lili Sabes, Dara…. às vezes acho que sou a única pessoa real. Às vezes acho que inventei os outros todos – os outros todos lá em baixo – parece-me que só existem na minha cabeça – que quando paro de pensar neles, deixam de existir. (tempo) Achas que sou maluca?
Dara Não... claro que não. (tempo) Já alguma vez pensaste isso sobre mim? Alguma vez pensaste que não existo?
Lili Já. Às vezes sei o que vais dizer mesmo antes de falares. É como se lesse os teus pensamentos – é como se adivinhasse.

Dara coloca suavemente as mãos sobre a garganta de Lili e, subitamente, tenta estrangulá-la.

Dara Adivinhaste isto, Lili?

Lili debate-se e cai de joelhos. Dara continua a apertar-lhe o pescoço.

Dara Adivinhaste esta merda?

Dara tira as mãos da garganta de Lili e ri-se. Lili tenta voltar a respirar.

Lili Puta. (tempo) Puta do caralho.

Lili desata a rir. Vira o pescoço para Dara.

Lili Ficou marca?
Dara Não. Querias que ficasse?

Lili diz que sim com a cabeça.

Dara Nós não somos como os outros, pois não, Lili?
Lili Não. Provavelmente seria mais fácil se fôssemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário