quarta-feira, 28 de abril de 2010

cena 4

Quarto de Lili.
Lili está deitada na cama. Dara está de pé, aos pés da cama, a olhar para ela fixamente. Tem a pistola na mão. Aponta-a à outra rapariga. Lili remexe-se um pouco na cama. Abre os olhos. Senta-se. Olha fixamente para Dara. Silêncio.

Lili Olá. Posso ajudar-te?

Dara não responde. Limita-se a olhar fixamente para ela.

Lili Posso ajudar-te?
Dara Não sei.
Lili Tencionas matar-me?
Dara Não. Não, claro que não.
Lili Só pus essa hipótese porque…. bem, estás a apontar-me uma pistola à cabeça.

Dara olha para a pistola. Baixa o braço.

Dara Desculpa.
Lili Não faz mal.
Dara Desculpa lá.
Lili Mas olha… se fosses… tipo matar-me, não havia problema. A sério que não.
Dara Tu regulas bem da cabeça?
Lili Entraste no meu quarto a meio da noite e apontaste-me uma pistola enquanto eu dormia. Está-se mesmo a ver que sou eu que não regulo bem.
Dara Foi só… foi só para rir.
Lili Não percebo a piada.
Dara Pois, por acaso eu também não. Já não estou a perceber.
Lili Isto não dá vontade de rir, Dara.
Dara Como é que sabes o meu nome?

Lili encolhe os ombros.

Dara Queríamos pregar-te um susto. Era só na brincadeira.
Lili Não sei se foi bem isso. Parece-me que isso foi só uma desculpa. Vocês não me queriam pregar um susto – o que queriam mesmo era ver-me, olhar para mim – ver a anormal no seu habitat natural – essa é que é a verdade, não é?
Dara Não.
Lili Não precisas de mentir. Não há problema.
Dara Mesmo que quisesse assustar-te, não conseguia.
Lili Não me assusto facilmente.
Dara Tu já sabias que eu vinha.
Lili Como é que podia saber?
Dara Tu sabias. Sabias que, mais cedo ou mais tarde, eu ia aparecer. Achas que não te vejo? Todos os dias te vejo a olhar para mim daqui de dentro lá para fora.
Lili Mas eu também te vejo todos os dias. Vejo-te lá fora a olhar para mim aqui dentro.
Dara Isto foi má ideia. Desculpa. A sério que estou arrependida.
Lili Não tem mal.
Dara Como é que te chamas?
Lili Não sabes o meu nome?
Dara Nunca ouvi ninguém chamar-te nada. Lá fora… chamam-te «Condessa», estás a ver, como o…
Lili Drácula, pois, estou a ver. (tempo) Chamo-me Lili. Liliana.
Dara Bem, tenho de ir. (tempo) Gostei muito de te conhecer, Liliana.

Dara aproxima-se da janela.

Lili Não vás, Dara. Fica.
Dara Porquê?
Lili Fica aqui a falar comigo. Fica e conta-me tudo… conta-me qualquer coisa…
Dara Não posso. Nunca acontece nada. Nada de nada. Não há nada lá fora. Não tenho nada para contar, Lili.
Lili Não faz mal. Inventa.

Dara senta-se ao fundo da cama de Lili.

Sem comentários:

Enviar um comentário