quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cena 3

Na rua.
Um grupo de rapazes e Dara aparecem a correr pela rua. Dara tem na mão uma pistola velha.

Rato Dá cá isso, Dara!

Dara Dou já. Descontrai, foda-se.
Guerra Onde é que a arranjaste?
Rato Foi com o Moisés.
Dara E ele, onde é que a arranjou?
Rato Sei lá. Encontrou-a, acho. Dá cá isso, Dara.
Guerra O Moisés deu-ta sem mais nem menos?
Rato Comprei-a.
Dara Deste dinheiro por esta merda, Rato?
Rato Não é uma merda.
Dara Esta cena deve ter cem anos.
Guerra Quanto é que pagaste?
Rato Vinte.
Dara Cêntimos, espero.
Rato Vai-te lixar. Euros.
Dara Foste roubado, Rato.
Rato Não percebes puto de armas.
Dara Mas olha que conheço muito bem o Moisés.
Guerra Para que é que precisas de uma pistola, Rato?
Rato Gostei do aspecto dela.
Dara Gostaste do aspecto desta merda toda ferrugenta?
Rato Dá cá isso já, Dara, estou a falar a sério.
Dara Ah, agora está a falar a sério.
Rato É a última vez que peço.
Dara Se não que é que fazes?
Rato Juro por Deus, Dara, se fosses um gajo….
Dara Fodias-me. Já sei.

Rato precipita-se para ela. Guerra mete-se no meio dos dois. Dara recua, a rir.

Rato Diz-lhe para me dar a pistola.
Dara Não a estrago.

Entra Jimmy.

Dara Jimmy Miguel!
Jimmy (para Dara) A mãe anda à tua procura.
Dara Deixa-a procurar.
Jimmy Que é que se passa?
Guerra O Rato comprou uma pistola.
Jimmy Foda-se! Estou impressionado!
Rato Até que enfim que alguém entende!
Jimmy Disse ao Moisés que nunca se ia conseguir ver livre dessa cena – mas afinal o gajo tinha razão.

Rato Vai-te lixar.
Jimmy Deixa cá ver.
Guerra Dara! Atira!
Rato Dara, não atires.

Dara atira a pistola a Jimmy, que a apanha.

Jimmy Fónix… não é lá muito leve. Que beleza, Rato – já não as fazem como dantes, pois não?
Rato Ha! ha!

Jimmy atira a pistola a Guerra, que a apanha.

Rato Parem já com isso!
Guerra Ouve lá, Jimmy, parece-me que esta cena ainda é capaz de fazer muitos estragos.

Guerra atira a pistola a Dara, que a apanha.

Dara Sim, se a atirares a alguém com força…
Jimmy Ou se a meteres pelas goelas abaixo dum pobre coitado.

Dara atira a pistola a Jimmy.

Rato Anormais.

Jimmy atira-a a Guerra outra vez.

Jimmy Ai agora somos anormais?

Guerra puxa Rato para si. Imobiliza-o com uma chave, colocando-lhe um braço à volta do pescoço e aponta-lhe a pistola à cabeça.

Guerra Repete lá isso, ó cara de cu. Diz isso outra vez.

Dara ri-se.

Jimmy Vá lá, Guerra!

Rato afasta Guerra com um empurrão.

Rato Hilariante. Por muito que este humor relacionado com armas seja do meu agrado, a pistola é minha e quero que ma entreguem já, por favor.
Guerra Sim, tens razão. Desculpa lá.

Guerra aproxima-se de Rato para lhe entregar a pistola. No último momento, arranca-lha bruscamente das mãos e atira-a a Dara.

Dara Como um patinho!
Rato Cabrões. São todos uns cabrões. Aqui à minha frente, só cabrões. É isso que tenho à frente. A elite dos cabrões.

Bela aparece na rua a ler um livro. Sem a ver, Dara recua com a pistola na mão.

Dara Ai queres a pistola? Queres a pistola, Rato? Toma lá.

Dara atira a pistola a Jimmy. Nesse preciso momento, ainda a andar para trás, tropeça em Bela, que deixa cair o livro.

Dara Porra, desculpa.
Bela Não faz mal.

Dara apanha o livro e entrega-o a Bela. Os rapazes continuam a discutir entre eles.

Dara Outra vez a ler, Bela?
Bela Não é proibido.
Dara Mas olha que é perigoso – quer dizer, viste o que aconteceu – a sorte é que nenhuma de nós se magoou.
Guerra Dara!

Guerra atira a pistola para Dara – ela apanha-a.

Bela Ler é perigoso mas andar para aí a brincar com uma pistola carregada não tem perigo nenhum, claro está.
Dara Esta cena? Isto não é uma pistola – é uma peça de museu. Nem sequer funciona…

Dara ergue o braço com a pistola.

Rato Cuidado, Dara…
Dara Não está carregada.

A pistola dispara. Grande estrondo.

Dara (risos) Merda!
Rato Eu não disse?

Rato corre para ela e arranca-lhe a pistola das mãos.

Rato Que é que eu te disse?
Jimmy Descontrai, Rato – ninguém morreu.
Dara Ganda merda. (para Bela) Estás bem?
Bela Iá. Na boa.

Jimmy dá uma pancada na cabeça de Rato.

Jimmy Que é que pensas que andas a fazer com uma pistola carregada? Parvalhão.

Bela olha para um apartamento do prédio atrás deles.

Bela Olha, olha. Está ali a Condessa à janela; parece que conseguiste atrair a atenção dela, Dara.
Dara Quê?

Jimmy olha para o mesmo sítio. Todos olham para cima, para uma das janelas do prédio por trás.

Jimmy Lá está ela, sim senhor.
Guerra Mete-me um medo do caraças.

Jimmy faz o gesto com o dedo médio para o apartamento. Rato aponta a pistola para lá.

Rato A próxima és tu, Branca de Neve!

Os rapazes e Dara fogem a rir. Bela senta-se no passeio e continua a ler.

Jacob A Lili vivia no sexto andar. Nunca saía do apartamento. Nem sequer chegava a sair do quarto. Estava muito doente, percebem? Era alérgica ao Sol, ou pelo menos era isso que toda a gente dizia. Parece que se apanhasse sol, inchava até ficar três vezes maior  e depois morria. Era por isso que nunca saía. Limitava-se a ficar sentada junto à janela, vestida com imensa roupa, a olhar para a rua. Às vezes, as pessoas cá em baixo gritavam-lhe coisas. Chamavam-lhe Drácula ou cruzavam os dedos, cenas assim, originais, nunca vistas. Mas em geral ignoravam-na…. Só que tudo isso mudou porque… bem… a Dara teve uma ideia.

Dara e os rapazes estão outra vez todos juntos na rua. Rato está a brincar com a pistola, os outros estão a jogar com uma bola. Bela continua sentada, a ler.

Jimmy Mas que ideia tão estúpida.
Dara Quem diz?
Jimmy Eu. Agora mesmo. Não ouviste?
Guerra Mas olha que ela se ia cagar de medo, Jimmy.
Jimmy Népia, o melhor é ficar longe.
Rato Ia ter piada, Jimmy.
Dara (para Jimmy) Eles concordam comigo.
Jimmy Então, pronto, se esses intelectualóides concordam contigo, não hesites… ignora-me a mim, que sou teu irmão.
Rato (referindo-se à pistola) Mas depois tens de me entregar isto outra vez, Dara.
Jimmy Ela não precisa disso para nada… vai mudar de ideias…
Dara Porra, Jimmy. Não gosto que me digam o que devo ou não fazer.
Bela (calmamente) Acho que devias dar-lhe ouvidos.
Dara O quê? Alguém te perguntou alguma coisa?
Bela Só acho que não devias fazer isso.
Guerra (para Bela) Lê mais um capítulo, ó melga. (pausa) Vai ser de morrer a rir, Dara.
Bela Para ela é que não vai ter piada nenhuma. Vai apanhar um susto do caraças.
Guerra O objectivo é precisamente esse, amorzinho.
Dara É na brincadeira, Bela.
Jimmy (para Guerra) Se achas tão interessante, porque é não vais lá tu sozinho, valentão?
Dara Não ouviste o que eu disse, Jimmy? Já disse que ia.
Rato É assim mesmo.
Guerra Grande mulher, Dara!
Dara Mas tem de ser de noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário