quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cena 15

Quarto de Lili.
Dara e Lili estão sentadas a olhar pela janela.

Lili Nem acredito que mataste o Zé Pote.
Dara Podes parar de repetir isso?
Lili Desculpa.
Dara De qualquer maneira, a culpa foi toda tua. «Tenho a certeza de que há ali um corpo, Dara.» (tempo) Corpo, merda nenhuma.
Lili Tu é que o empurraste pelas escadas abaixo.
Dara Não o empurrei – foi um acidente. Como é que eu podia empurrá-lo pelas escadas abaixo? Quer dizer, ouve lá…

Dara aponta para a rua.

Dara Olha-me para o tamanho daquele caixão. Achas que sou a porra da supermulher?
Lili Veio imensa gente.
Dara Pois, não há nada de que a malta daqui goste mais do que de um bom funeral. Gatos pingados.
Lili Quem é que o encontrou?
Dara Foi o Sansão, dono da loja – achou estranho que ele não tivesse ido buscar o jornal. O Zé ia sempre buscar o jornal.

Tempo.

Dara Ainda bem que o funeral é hoje. Pelo menos acaba tudo aqui. Depois de estar enterrado, não há nada a fazer…
Lili Podem desenterrá-lo.
Dara Mas porque é que haviam de o desenterrar?
Lili Sei lá.
Dara Então porque é que disseste isso?
Lili Não, tens razão. Porque é que haviam de o desenterrar? Toda a gente acha que foi um acidente.
Dara E foi!
Lili Pois. Eu sei.
Dara Vê lá o que dizes, Lili – tenho andado com uns nervos de merda.
.
Assistem à passagem do cortejo fúnebre durante mais alguns momentos.

Lili Como é que foi?
Dara Que é que queres dizer com isso?
Lili Quando o viste lá no chão. Quando o viste a morrer. Que é que sentiste?
Dara Foi tudo tão rápido, Lili. Se bem que….
Lili Se bem que o quê?
Dara Tenho a certeza de que vi um sorrisinho nos lábios dele – mesmo antes de bater a bota – como se estivesse a pensar: «Agora é que é, vou-me embora daqui, vou finalmente fugir da parvónia.»

Observam outra vez o cortejo fúnebre.

Lili Aquele não é o teu irmão?
Dara Iá, o meu irmão e companhia limitada.
Lili Continua sem te falar?
Dara Continua.
Lili Tudo por minha causa.
Dara Tudo por ele ser um parvalhão, Lili.

Dara repara em qualquer coisa.

Dara Meu Deus!
Lili Que foi?
Dara Olha quem apareceu!
Lili Quem?
Dara Atrás do meu irmão. Aquele gajo grande. Grande e gordo – muito parecido com o que agora está dentro do caixão – só que sem óculos.

Lili apercebe-se do erro que cometeu.

Lili Oh. Se calhar enganei-me.
Dara Achas?
Jacob Nunca cheguei ao fim desta história.

Sem comentários:

Enviar um comentário